Média escolar de 1 aluno com o Br Office Calc


       Hoje eu vou postar em como fazer uma planilha que calcule a média aluno x,  considerando que a média é a soma dos quatro bimestres dividido por quatro M = (b1+b2+b3+b4)/4. Então vamos começar , abra o calc ( planilha do br office ).
        Então escrevemos nas planilhas o nome do aluno ,os campos nota 1 ... n4 , média : 
      Bem o campo Situação aparecerá a média do aluno e ao lado se ele foi aprovado, em exame ou reprovado.  
      Bem este é um exemplo que pode ser modificado conforme sua necessidade , bem então vamos começar com as fórmula: 
       Formula da média : neste caso é =SOMA(B11:E11)/4 , bem todas as formulas começam com o sinal de igual , não me pergunte porque, e SOMA , acho que eu nem preciso detalhar o que esta função faz né ? Bem agora vamos ao importante B11 é o numero da minha célula , B .é a coluna e 11 é o número da linha , os : ponto é o intervalo , assim eu escrevo o primeiro valor e o ultimo valor da soma , assim poupa tempo , imagine ter que fazer a soma de 50 ou 60 itens , assim só escreve o primeiro e ultimo item , bem tem formulas mais fáceis , acho que tem até uma que se chama MÉDIA , mais devido a motivos (que não consegui fazer funcionar a MÉDIA e como já tava fazendo o post ), resolvi usar a função SOMA. E por final divido por 4 , por que a Média é a soma de numeros divido pelo numero de numeros., ex.: ( m= (4+3)/2, m =(8+8+5+8+4+8+2+6)/8).
Agora é só Colocar os Valores e Já está funcionando a média , Agora vamos a segunda parte , colocarse o aluno esta aprovado , reprovado ou em exame.
  • O aluno pra ser aprovado o aluno tem que ter a média >= 7 ( maior ou igual a 7)
  • O aluno pra pegar exame a sua nota quem que ser >=3 e <=6 ( maior ou igual a 3 e menor ou igual a 6)
  • O aluno pra reprovar direto(hsauhsuahsuah nem acontece mais  com o bolsa  anatematização do governo )Nota <3.

Agora vamos para a fórmula um pouco mais complexa, para nós mostrar automaticamente se o aluno está aprovado , em exame ou reprovado conforme as nossas regras acima ;
A fórmula é =SE(B14>=7;"Aprovado";SE(E(B14>3;B14<7);"Exame";"Reprovado")) 
Então vamos a explicação , o igual nós já sabemos , então vamos para a função SE.
A estrutura da função da função se é bem fácil, exemplo simples " SE eu estou abrindo a porta ENTÃO eu estou entrando SENÃO eu estou saindo " simples assim , e também usaremos a função E , exemplo função E : " SE eu estou usando chinelo roxo E meia amarela ENTÃO estou ridículo SENÃO toco no Restart " bem agora vamos usar isto na prática.

SE o aluno tem média maior que 7 então ele está aprovado ;
SE o aluno tem média menor que 7 E maior que 3 ele está em exame;
SE o aluno tem a média menor que 3 está reprovado;

Agora vamos juntar tudo isto junto 

SE o aluno tiver media maior ou igual a 7 ENTÃO aluno aprovado SENÃO, SE o aluno tiver média maior que 3 E menor que 7 está em Exame , SENÃO Está Reprovado.

Agora isto no Calc fica assim 

=SE(B14>=7;"Aprovado";SE(E(B14>3;B14<7);"Exame";"Reprovado"))

Vamos agora a uma explicação detalhada :

B14 -> é o numero da Célula , onde B é a coluna e 14 é a linha
>= : maior ou igual 
<= : menor ou igual

Bem vou mostrar agora como ficou :
No retangulo em vermelho na imagem , você pode ver a formula , e até onde eu vi esta funcionando corretamente , deve ter uma maneira mais facil , mas ta funcionando \0/ .
Bem caso não tenha entendido coisa nenhuma , eu hoje vou disponibilizar o arquivo pra quem quiser baixar aqui .
Espero ter ajudado , Abraço a Todos

Comentários