Configurar E-mail Institucional ( PAE ) no Thunderbird



Boa Tarde galera , ando muito corrido tá difícil postar todo dia , mais sempre que puder eu vou aparecer, bem se você é como eu que tem umas 300 contas de e-mails e sempre se esquece de olhar o e-mail do PAE a mais importante, eis que achei uma solução legal , por que não usar o Thunderbird  um cliente de e-mail , creio que todos sabem o que é , que dai você pode juntar todas as suas contas em um lugar , tutorias pra configurar os principais e-mail ( yahoo , hotmail, gmail , uol , etc ) tem muitos na net , agora pra configurar o e-mail do PAE é difícil, então resolvi fazer um , primeiramente o sistema operacional que eu uso é o Linux ( Ubuntu 12.04 pra ser mais preciso ) , o que muda é que a instalação do certificado , para os que usam o Windows entrem aqui , depois voltem , para os que usam Linux \o/ continuem aqui.. Vamos Acessar o link pra baixar o certificado https://www.pae.sc.gov.br/down/caciasc.crt  , to usando o Firefox o Browser padrão do Ubuntu, vai aparecer a seguinte tela :


Marque todas as opções e clique em OK e pronto , muito fácil né , caso ele apresente um erro de segurança  não se assunte , só vá em add exceção e deu boa , agora pessoal que usa Windows volta e segue os passos com a gente ,bem o formato pode mudar alguma coisa , mais é praticamente a mesma coisa dá pra seguir tranquilo , então no Campo seu nome Coloque seu nome ou o que quiser mais o nome sempre fica mais organizado , no campo endereço de email , coloque o seu email@sed.sc.gov.br e a senha acho que nesse todo mundo sabe , pode escolher marcar de memorizar a senha ou não , no meu caso como só eu uso meu not eu deixo salvo e aperte enter .



O Thunderbird não acha as configurações , é importante que você deixe igual as informações dos campos IMAP e SMTP como na imagem a seguir , e logo abaixo em Nome de usuário , tem que colocar nesse formato organização-usuário , ex: sed-usuario ,ciasc-usuario, sea-usuario, sgesdr-usuario, ipesc-usuario , no nosso caso é sed-usuário , exemplificando você coloca o sed-tudo_no_email_antes_do@ , no meu caso o meu email é charlessp@sed.sc.gov.br , então fica sed-charlessp, fácil não se se expliquei bem , mais espero que tenham entendido , feito isso clique em Retestar.




Deve aparecer a seguinte configuração :




Clique em Criar conta, caso , tenha acontecido algum erro , verifique todos os campos , e tente novamente .



Caso tenha tudo certo a conta já estará configurada , e dai é só apertar em ler mensagem para ver as msg , abaixo a ultima tela mostrando funcionando , qualquer duvida deixa nos comentários e é isso ai pessoal espero que ajude .


Comentários