Linux Educacional 5 - Primeiras Impressões






















Salve pessoas , a quanto tempo né ?? andei meio sumido pois estava preparando algumas novidades no blog que até final do mês vocês verão . Neste tempo também comecei a usar como sistema operacional padrão o novissimo Linux Educacional 5.
Desde que conheci o Linux Educacional , comecei a usar ele no notbook como sistema secundário ( usava em dual boot com Ubuntu ) por que nunca consegui me acostumar com o KDE , acho ele muito bonito porém meio pesado sei que muitos podem discordar mais é uma opinião minha, por esses motivos e outros claro sempre tive uma certa resistência ao Linux Educacional, porém desta vez , depois de muita esperança e espera, resolveram usar o Gnome 3 , pra minha alegria. 

Notas de lançamento da versão:

  • Visualmente o LE 5.0 segue a tendência das interfaces de dispositivos móveis e dos sistemas operacionais mais novos: contém menos apelos visuais e teve os ícones simplificados;
  • As cores foram escolhidas pensando no conforto de leitura, com ênfase nas cores já utilizadas pelo MEC. O verde segue como cor principal;
  • A Edubar também foi simplificada. Além disso, as cores foram alteradas para que os ícones pudessem ser facilmente identificados;
  • Novos ícones foram inseridos na barra de aplicativos, mesclando o visual padrão do Gnome com o do LE;
  • A busca e a ativação dos aplicativos pelo usuário são feitas de modo mais direto e facilitado, aproveitando recursos de estruturação e de busca do Gnome presentes nos dispositivos móveis.
  • Adicionalmente, o papel de parede conta com uma imagem simples de um símbolo nacional, o Sabiá-Laranjeira. 
 Prós : Gnome 3 , com isso a interface é mais leve , assim melhorando o desempenho do laboratório, é mais fácil para achar programas, tem um longo período de suporte ( pois é baseado  no Ubuntu 12.04 LTS ), e mesmo trocando o papel de parede ou mudando os ícones ao reiniciar volta ao normal , ideal para os laboratórios , tenho certeza que essa característica vai agradar muitos professores do laboratório.

Contras : Apesar de gostar muito do Gnome 3 , quem tinha se acostumado com o KDE, pode não gostar da novidade, e ainda não foi lançada a versão multi-terminal , e para o usuário da escolar é bom não poder personalizar o sistema , mais para o usuário da versão home é terrível , umas das características que mais gosto do Linux é de poder deixar do meu jeito , e isso confesso que me deixou meio nervoso no começo .

Opinião final : Está muito bom o sistema porém ainda não está ideal , o Gnome 3 é leve e eu gosto , porem ainda para máquinas principalmente os pregões antigos, tinha que ser o LXDE , muito mais leve , muito mais simples e muito mais parecido com o Windows , assim teria no laboratório maquinas com um sistema atual ,assim nem os alunos e professores ficariam tão perdidos .

Abaixo alguns screenshot do Linux Educacional 3 rodando no meu Netboot Asus









Comentários