Instalando o DOSBox no Linux Educacional 5.0

O DOSBox é um emulador que emula (vagamente "simula") um computador IBM PC compatível rodando em cima deste um antigo sistema operacional, o MS-DOS. Muitas placas de vídeo e placas de som originarias do IBM PC também são emuladas. Isso significa que programas feitos originalmente para o MS-DOS podem rodar em computadores modernos por via do software. O DOSBox foi projetado especialmente para executar jogos antigos. O DOSBox é um software livre escrito principalmente em C++ e distribuído sob a GNU General Public License.
Fonte : Wikipédia

Bem vamos lá , eu apresentei a tela de login , por que marquei a opção le-clássico , por estar usando o  virtualbox melhora o despenho.

Depois acesso o menu e vou em Ferramentas de Sistema / Administração / Gerenciador de pacotes Synaptic .


Ele vai pedir a sua senha , coloque a senha e clique em autenticar.


Em seguida vai parecer uma mensagem , apenas clique em fechar .


Agora escreve dos ou dosbox do lado direito e clique em Pesquisa.

 

Marque o quadradinho ao lado de dosbox e clique em aplicar.



Ele vai dar um aviso , não se preocupe não vai pegar fogo e nem nada , clique em marcar.


Bem nessa etapa peço desculpas estava escutando música e acabou aparecendo , a banda é otima Dark Moor , voltando agora é só esperar baixar o arquivo ...


 ... e logo em seguida a instalação .


Bem se quiser testar tem esse joguinho o Prince , quando era criança adorava jogar com meu 386 , bem metade das pessoas que vão ler nem vão saber  o que é enfim aqui está o link para baixar , bem baixe o jogo, crie uma pasta com o nome jogo na pasta pessoal , e depois mova e jogo para lá e extraia o conteúdo , não fiz tão detalhado essa parte até por que a essa altura , criar e mover pastas vocês já devem ter um certo domínio .


Depois de criada a pasta certinho , vá para o menu jogos / DOSBox .
 

Emfin ai está ele , que saudade que estava do MsDos , bem vou explicar os comandos rapidamente , outra hora faço um tutorial certinho do MSdos.

mount c : não se se notarão mais aparece a unidade z quando inicia o DOSBox , bem precisamos montar manualmente a unidade c: , quem já mexeu um pouco com o DOS sabe bem .

/home/charles/jogos este é o caminho que se encontra as pasta que quero montar , bem no caso o charles é o nome de usuário lá de atela de login , se o seu for outro nome ( que acredito que seja ) é só mudar o nome .


Não aparece ali , mais para entrar na unidade e executar o jogo , faça o seguinte procedimento

c:cd princeprince.exe


E boa diversão.


Sabe este jogos antigos além de leves , pode ajudar em alguma emergência , como falta de Internet no laboratório, além de ser muito úteis para a criançada , esses jogos são dificies e fazem elas usar muito o raciocínio

Comentários