Como criar um Índice / Sumário no LibreOffice 4


  A cada dia cresce o numero de usuários que começam a utilizar o LibreOffice , além de ser um programa leve , design bonito e descomplicado é grátis. Além dos usuários cresce o numero de Instituições de ensino que adotam esta ferramenta em seus laboratórios de informática. 
   O grande problema é que os usuários acostumados com o Word , enfrentam dificuldades na utilização do Writer ( Similar Word no LibreOffice) como por exemplo fazer um Indice/Sumário.
   Para fazer um sumário é muito simples, acesse o Writer , e abra o documento que deseja criar o Índice/sumário.


   Neste exemplo , temos como pode ser visto uma cópia do wikipédia , coisa que infelizmente acontece muito (conhecido como trabalho Ctrl+c Ctrl+V), bem o primeiro passo é limpar estes hiperlinks , em geral , limpar tudo para isso aperte Ctrl+a e vai ser selcionado todo o texto como aparece na tela a seguir :


   Feito isso vamos em Estilo Padrão -> Limpar Formatação :


 Depois  com o botão direito do mouse - Remover Hiperlink


   Note que agora todos as letras com a cor azul e sublinhadas sumiram , e que o texto também ficou meio desorganizado.

   Organize o texto , centralizando  (não vou detalhar muito essa parte , fica pra um outro post), deixem em branco a folha que deseja fazer o Índice/Sumário. Em seguida o texto organizado :


Em seguida selecione o título e vá novamente em estilo e formatação e selecione Título 1 como aparece na tela seguinte :


E ele vai aparecer assim : caso precise , altere o tamanho da fonte e o tipo de fonte;


   Neste caso apenas mudei o tamanho da fonte , e ficou deste jeito :


   Agora deve se repetir este procedimento , respeitando claro se for Título 1 ou Título 2 , que vai afetar diretamente nosso sumário automático.
   Vá na página que deseja fazer o sumário e acesse o menu Inserir / Índices / Índices e Sumários :


E vai aparecer assim :


Aperte em Ok e o sumário estará pronto , este sumário não é editável, ou seja caso esteja alguma coisa errada no sumário , deve ser ajeitado no documento e atualizado o sumário. 


No meu documento aparece apenas dois títulos pois é e apenas um exemplo. espero que consigam , tem alguma dúvida alguma dificuldade comenta ai ...  Abraços.


Comentários