Quem foi Major Otacílio Couto






          Major Otacílio Couto nasceu no dia 05 de fevereiro de 1888, na vila de Urupema, município de São Joaquim. Filho de Joaquim Caetano de Oliveira Couto e Antônia Rodrigues Machado. Seus pais, logo após seu nascimento, fixaram residência no município de Lages, onde estudou, outrora, tendo concluído o Curso Ginasial.
Em 1912, passou a prestar serviços a construção da Estrada de Ferro Paraná – Santa Catarina, como Diretor Geral do Pessoal, na localidade de Três Barras. Regressando ao município de Lages, casou-se com Clarice Delfes da Cruz, fixando residência no distrito Cerro Negro, dedicando-se ao comércio e a pecuária. Após 08 anos de casamento ficou viúvo, casando-se anos depois com Celeste Delfes da Cruz.
Ingressou na política em 1918, durante o governo Cel. Vidal Ramos, época em que ocupou o cargo de Conselheiro Municipal, em Lages. Participou ativamente, da Revolução de 1930, ao lado das Forças Revolucionárias Getulistas, conquistando o posto de Major da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, comandando as forças revolucionárias, no distrito Cerro Negro.
Após a Revolução de 1930, exerceu as funções de Coletor Estadual do distrito  Cerro Negro. Em 1936, foi nomeado Fiscal da Fazenda Estadual, prestando serviços nas regiões de Rio do Sul, Tangará e Lages. Em 1944, foi nomeado Oficial do IIº Ofício de Registro de Imóveis em Lages.

Em 1945, elegeu-se vereador a Câmara Municipal de Lages, como representante do município de Lages e do distrito de Cerro Negro, como era após a sua emancipação. Faleceu em 1962, aos 74 anos de idade. Dados biográficos fornecidos por Seneval Couto em Lages no dia 16 de julho de 1974.

Fonte : PPP 2013 da EEB MAJOR OTACÍLIO COUTO

Gostou ? Quer sempre estar Informado sobre as novidades do Blog ?

Curta a Página do Face

Seu feedback é muito importante, compartilhe, se possível comente!

Comentários