Como sobreviver ao Laboratório de Informática #2 - Instalar Firefox 11 no Linux Educacional 3.0


 
A versão que tem instalada do Firefox aqui em meu laboratório é a 3.0.2 , pode variar o número da versão  instalada ,o objetivo de hoje é instalar/atualiza a versão mais nova , que no presente momento é a 11.0. Primeira coisa a se fazer é entrar no site do firefox ( clica aqui para entrar no site ). 





















Clique no retângulo amarelo para fazer o download do pacote , em seguida vai abrir uma janela perguntando se você quer que execute o arquivo ou quer salva-lo. Escolha salvar arquivo ,





















 Salve de preferencia no Desktop . Caso não consiga ver direito , clique na imagem que ela fica maior.





















Enquanto fica fazendo o Download , vamos aproveitar para deixar o gerenciador de arquivos , pronto para fazer a atualização . Vá em Iniciar/Sistema/Gerenciador de Arquivos ( Modo Super Usuário ).









 Ele vai pedir a senha do usuário , essa senha pode variar de computador pra computador . 

Caso tenho tenha ocorrido tudo bem , vai aparecer essa tela .





















Localize a barra que tá escrito /root , e mude para /usr/lib , vai ficar assim e dai aperte <ENTER>, procure a pasta firefox ( apenas verificar se tem essa pasta ) , espere até completar o download .





















Ao terminar o Download , extraia o pacote assim Extrair/Extrair para Firefox-11.0:





















Ao termino localiza a Pasta firefox 11 , entre nela e copie a pasta firefox ( copiar e colar acho eu que todo mundo sabe )





















Ao copiar  essa pasta do firefox , volte ao gerenciador de arquivos modo super usuário , no qual se encontrava no endereço /usr/lib , caso tenha fechado ,abra novamente , siga os passos acima , cola a pasta firefox , dentro do gerenciador de arquivos modo super usuário . Vai aparecer uma janela , escola a opção "sobrescrever todos" .




















Com isso já temos o firefox atualizado , vamos iniciar o firefox ( creio que isso não precisa de um print
Se aparecer assim , parabéns , caso contrário deve ter ocorrido algum erro , volte e veja onde errou , caso não consiga , deixe um comentário o mais especifico possível sobre o erro. Aparece uma tela  verificando a compatibilidade dos Plugins , o numero de Plugins varia de usuário pra usuário ,verifique quais são compatíveis  e vai a avançar .


Então meus parabéns , temos o Firefox 11.0 atualizado no linux educacional , bem um forte abraço a todos . 

Então seria isso , qualquer duvida , critica , sugestão e elogio ( também aceito elogios ) deixa nos comentário. 

Comentários

Andressa disse…
Surgiu uma dúvida... isso tbem funciona nos Multiterminais..
ATT Andressa
Charles Santana disse…
Olha na escola que eu trabalho eu não tenho Multiterminais , mais seria interessante você tentar e caso apresente algum erro ou dificuldade comente ai nos comentários ou me mande um e-mail pra gente tentar resolver.

ATT Charles Santana Pereira
charles.st@hotmail.com
Anônimo disse…
No casa de multiterminais, é só vc fazer todo esse procedimento no multiterminal principal, ou Professor, ao inicializar os outros, a atualização é feita também automaticamente!!!

Bjim"

Adorei o tutorial!
rodrigo disse…
Depois de atualizar o navegador não abre, alguma sugestão .
obrigado
Charles Santana disse…
Será que o arquivo baixado não está corrompido ??? Tente Baixar novamente e testar pra ver o que acontece


ATT Charles Santana Pereira
charles.st@hotmail.com
Blogger_Roraima disse…
Oi Professor, Ótima dica.
Agora gostaria de saber se na sua atualização sempre aparece a página inicial de atualização do firefox - "Firefox Atualizado - Conheça seus direitos", pois no meu caso sempre aparece e não sai!?
Obrigado.
Augusto Costa disse…
Amigo, quando eu copiei eu notei que sobrescreveu, e nao apareceu nenhuma imagem de erro, mas o mesmo nao apareceu esses plugins e quando acesso o sita da globo, ele fala que esta desatualizado, alguma dica?