Comando Básico no Terminal - #Fedora



Bem , o legal de usar linux é usar o terminal ,pelo menos eu acho, então como antes usava ubuntu tava super acostumado com o apt-get , e quando migrei pro Fedora , abri o terminal e pensei "E agora ??? " , mais to me acostumando bem , esse post é pra você que também deseja mudar pro Fedora , e pra não ficar perdido como eu fiquei abaixo a lista básica pra se começar usar o terminal do Fedora :

O yum tem os seguintes comandos básicos:

# yum update (atualiza o sistema)

# yum update nome-do-pacote (atualiza o pacote)

# yum remove nome-do-pacote (remove o pacote)

E o rpm tem estes:

# rpm -ivh nome-do-pacote.rpm (instalação do pacote)

# rpm -Uvh nome-do-pacote.rpm (atualização de pacote)

# rpm -qi nome-do-pacote.rpm (informações sobre o pacote)

$ rpm -ql nome-do-pacote.rpm (lista os arquivos do pacote)

# rpm -e nome-do-pacote.rpm (desinstala o pacote)

$ rpm -qa (lista os pacotes instalados)

# = use como root
$ = use como seu usuário

Bem já dá uma ajuda bem grande isso ...

Comentários

Unknown disse…
puxa... legal esses comandos... para quem nunca teve um linux, acaba desistindo por ser complexo. E quem tem um pouquinho mais de interesse fica frustrado por não conter tutoriais que funcionam... a plataforma linux acaba sendo algo exclusivo para programadores...
o certo é ajudar os pequenos também... para desbancar a windows e dar liberdade aos usuários...
obrigado pelos comandos... espero mais postagens... minha SO é o Fedora 18 gnome... abraços...