Como Sobreviver no Laboratório de Informática #6 Instalar Avogadro ( Software de Química ) no Linux Educacional 3.0


     Avogadro é um software que permite a qualquer um editar moléculas e montar as suas ligações. O seu diferencial é que ele não trata apenas de moléculas reais, mas permite que o usuário dê asas a sua imaginação atômica. Fiz esse tutorial , com a dica da minha colega Alexandra Zaparoli aqui da minha reginal ( Regional de Lages -SC ).
   Muito interresante para uma aula de química no laboratório , bem vamos ao que interresa , primeiramente entre no console , para ter perminssão total emtre como root , e vamos digitar os seguintes comandos :

sudo sh -c "echo deb http://ppa.launchpad.net/debichem/ubuntu hardy main > 
/etc/apt/sources.list.d/debichem.list"
cd /
cd etc/apt 
sudo nano sources.list
  
   Então vai surgir uma tela assim, o nano é um editor de texto no terminal que é fácil ( muitos usam o Vi que particularmente eu acho meio difícil ), então onde está destacado em vermelho apagar o # ( conhecido por muitos como jogo da velha ) .
Ao apagar o # , deve ficar assim :
feito isso salve , para salvar usar as teclas <CTRL> + <O> , e para sair <CTRL> + <X> , feito 
isso no terminal digite :
 
sudo apt-get update 
 
Feito isso , vai aparecer um erro GPG é um erro de chave pública , que eu ainda to vendo uma solução , mais na verdade mesmo com esse erro ainda funciona normal tudo , enfim agora basta digitar o comando e confirmar :

 
sudo apt-get install avogadro 




 Agora é só esperar instalar , e depois acessar ele pelo Menu :

   E por final ele rodando , bem pelo que eu vi não tem versão em português , caso alguém saiba mande a dica que eu publico com muito prazer , espero que isso ajude muitos e aproveito para agradecer aos e-mais que tenho recebido , pra quem quizer entrar em contato comigo é só mandar um e-mail pra charles.st@hotmail.com , um Bom Dia a todos . 
 

Comentários

Sergio Graças disse…
em portugues...

http://www.cientistadidatico.com.br/2012/07/avogadro-um-software-que-permite.html