Instalar driver Openchrome de video VIA P4M890 no Ubuntu, Xubuntu 16.04 LTS

Recentemente fui instalar o Xubuntu 16.04 LTS em algumas máquinas de meu laboratório, por ser uma distro muito leve, com um longo suporte e toda a qualidade, facilidade do ubuntu com desempenho e leveza do XFCE.
Para minha surpresa depois de instalar, quando fui arrumar a resolução do monitor que aparecia apenas 800x600 e em outra máquina 640x480.

Então fui para o terminal para ver qual placa de video com o comando :

lspci | grep VGA 
 o resultado foi :

A placa de video é a VIA P4M890, procurei muito na internet não achei um tutorial especifico para este modelo (por isso resolvi fazer este tutorial). A solução na verdade é bem simples, basta apenas digitar no terminal:

sudo apt-get install xserver-xorg-video-openchrome


Agora basta apenas reiniciar o sistema e mudar para a resolução desejada, no meu caso é 1024x768.

Comentários